o CEDECA-SC se diferencia de outras entidades, uma vez que não se trata de entidade de atendimento direto ao público a que se destina atender. Não trabalhamos com grupos, oficinas, execução de serviços e tantas outras ações diretas possíveis, no trabalho com a criança e o adolescente. Nosso foco e diferencial está na atuação jurídico-social, com base no artigo 87 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Mas o que significa isso? O que vocês fazem?
Talvez a melhor forma de resumir o trabalho do CEDECA, seja definir ele como um agente que busca a efetivação das diversas políticas públicas, olhando para as situações de vulnerabilidade e violação e, dentro das normas vigentes, dá e orienta o melhor encaminhamento a ser dado a elas, podendo inclusive agir diretamente, com representações, notícias de fato, ações individuais ou coletivas. Entendemos que, por meio da orientação e discussão, desde com as famílias, passando pelos profissionais da rede e mesmo das instituições, é possível identificar situações pontuais a ser trabalhadas, falhas e lacunas dos sistemas e serviços, ou mesmo a possibilidade de proposição de novos pareceres técnicos, resoluções, portarias, leis.
Para isso em nosso trabalho, hoje, buscamos não apenas discutir e resolver situações isoladas, mas sim usar delas, na construção de direitos coletivos. Para isso, ocupamos espaços importantes de diálogo e construção, como articulações com parlamentares, Conselhos Estaduais de Direito, bem como com todos os órgãos que podem deliberar e cobrar políticas efetivas na garantia dos direitos.
Para isso, atendemos demandas diretas que nos chegam, por denúncias, mas também buscamos orientar entidades (inclusive da sociedade civil), profissionais que atuam em serviços, programas e projetos do SGD, movimentos sociais, conselhos municipais, entre outros.
Se você procura esse tipo de orientação e apoio, nos procure, preencha o formulário que entraremos em contato!